segunda-feira, 19 de março de 2012

Documentarista cajazeirense Bertrand Lira grava ficção na região do Congo/PB.



                         A angústia de um homem que tem fome de mundo, querendo desbravar os segredos dos lugares longínquos, que fogem do seu cotidiano no universo alojado na sua casinha no meio do nada. O cordão umbilical que prende o protagonista como uma camisa de força é a condução do primeiro curta-metragem realizado pelo cajazeirense Bertrand Lira, "Na Poeira", que já está sendo gravado no município do Congo, no Cariri da Paraíba.

Com documentários premiados até no Japão, como é o caso de "Bom Dia, Maria de Nazaré" (2003), Bertrand uniou o seu desejo de realizar uma ficção com a obra do paraibano Geraldo Maciel, morto há dois anos. "Escolhi (o conto) A Poeira dos Pequenos Segredos para minha primeira ficção porque é uma narrativa muito sugestiva de imagens e sons", justifica Bertrand. "Geraldo Maciel escreveu um conto muito sugestivo. Cabe ao leitor apreender as imagens e os sentimentos propostos pelo escritor. O desafio é transpor isso para a tela."

Para adaptar o conto, que faz parte do conto Inventário das Pequenas Paixões (2000), Bertrand contou com a consultoria do paulista Di Moretti, roteirista responsável por assinar as histórias Cabra Cega' (2004), de Toni Venturi, e Filhas do Vento (2004) de Joel Zito Araújo. "Mostrei a Moretti meu segundo tratamento do roteiro e ele fez algumas sugestões, dando algumas dicas de formatação. Di é muito generoso."

Com o projeto financiado pelo Fundo Municipal de Cultura (FMC), produção executiva de Heleno Bernardo, fotografia de João Carlos Beltrão e som de Bruno de Salles, o elenco conta com Verônica Cavalcanti e Nanêgo Lira, que trabalharam juntos no longa "O Grão" (2008), de Petrus Cariry.

"Sempre quis dirigir meus irmãos num filme, mas adiei o projeto. Vou começar com Nanego", revela o diretor. "Gosto do trabalho de Verônica. Ela tem uma interpretação contida que vai cair bem na personagem Otília, a mulher do protagonista Santiago".

De acordo com Bertrand, além do casal, o cotidiano é o outro personagem do "Na Poeira". "O cotidiano, o presente, o subjetivo, o passional, a emoção vividos de forma contida. É a vida reconhecida nos pequenos atos, todas as facetas da existência diária em sua sutileza, sem que os personagens se deem conta."

"Falo pros amigos que se não der certo, volto para o documentário. Aliás, não deixarei de fazê-lo", avisa. "Estou curioso e ansioso para saber como é dirigir atores. Até o momento só tenho dirigido personagens reais (risos)", finalizou Bertrand.


Com reportagem de Audaci Júnior para o Jornal da Paraíba

Nenhum comentário: